Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito novamente para a presidência do Senado Federal neste sábado (1/2), com 73 votos. Após quatro anos da presidência de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o amapaense volta ao comando da Casa como um dos parlamentares mais influentes no Senado, com o endosso de dez dos 12 partidos que compõem o Senado.

Também concorreram ao cargo Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que tiveram 4 votos cada.

O JOTA faz a cobertura ao vivo das eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Assine a newsletter Últimas Notícias e acompanhe

O amapaense registrou um dos maiores totais de votos desde a redemocratização. Ele foi escolhido por 73 senadores. Os senadores eleitos presidentes com maior número de votos, 76, foram José Sarney, em 2003, e Mauro Benevides, 1991. Na sua primeira eleição para a Casa, em 2019, ele teve 42 votos.

Agora, Alcolumbre é o terceiro na linha sucessória do presidente da República, atrás do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do presidente da Câmara dos Deputados – que ainda aguarda o resultado neste sábado.

Ele comandou o Senado entre 2019 e 2021 e foi responsável por eleger Rodrigo Pacheco quando sua tentativa de reeleição para o cargo foi vista como inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então o senador já calculava a vitória deste ano, atuando nos bastidores enquanto foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a principal da Casa

A consolidação de Alcolumbre na presidência é indicativo de fortalecimento da oposição dentro da Casa, uma vez que ele está alinhado às pautas da direita e tem o apoio, inclusive, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Isso pode contribuir para que pautas contrárias ao interesse do governo avancem no Senado. De igual modo, temas que causem desconforto ao Supremo Tribunal Federal (STF) podem ganhar maior relevância, como a proposta que busca fixar em oito anos os mandatos dos ministros do Supremo, a PEC 16/2019.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.