Recado ao STF: Alcolumbre defende emendas parlamentares em discurso pré-eleição

Em discurso que antecede o início da eleição para a presidência do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) mandou recado ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao defender a independência da Casa, citando a controvérsia sobre a transparência das emendas parlamentares. “É essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário em nosso sistema democrático. Mas é igualmente indispensável respeitar as prerrogativas do Legislativo”, disse.

Fazendo jus a sua influência conhecida pela palavra no cumprimento de acordos, Davi destaca a relevância do cumprimento de acordos na Casa. “Sem confiança uns nos outros e sem a obediência ao que foi acordado, este Parlamento se transforma em um campo de guerra e as boas ideias se perdem numa eterna e infrutífera disputa entre antagonistas”, discursou.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

De forma repetitiva, Davi é enfático em seu discurso ao dizer que seu principal compromisso será “a defesa da voz do povo: o mandato parlamentar”. “Defender o Senado é defender os brasileiros”, acrescentou.

O discurso de Alcolumbre é a sinalização de uma gestão que deve ser marcada por acordos e que não hesitará em reagir ao que for lido como uma “intervenção” do judiciário ou do Executivo. A defesa da independência do Senado, das emendas parlamentares e de acordos da Casa é a palavra que Davi tem dado aos parlamentares que o elegeram para a presidência. Essa postura é, inclusive, o que preocupa alguns governistas. No entanto, outros interlocutores do governo afirmam que, apesar do perfil forte, Alcolumbre tem tido um bom diálogo com o governo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.