É #FAKE que Drauzio Varella recomenda produto para úlcera, gastrite e refluxo


Drauzio Varella não gravou um vídeo com esse conteúdo. O vídeo falso é uma montagem. As imagens foram extraídas de um outro vídeo em que ele fala sobre causas da úlcera gástrica. É #FAKE que Drauzio Varella recomenda produto para úlcera, gastrite e refluxo
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o médico Dráuzio Varella supostamente recomendando o produto Gotazil para tratamento de úlcera, gastrite e refluxo. É #FAKE.

g1
Uma legenda no alto do vídeo falso diz: “Novo tratamento para úlcera, gastrite e refluxo”. Na parte de baixo, uma legenda sugere falar com especialistas de plantão pelo WhatsApp. O vídeo adulterado mostra supostamente o médico Drauzio Varella dizendo: “Hoje, com o avanço da tecnologia, o único tratamento 100% eficaz do mercado é o Gotazil. O uso é seguro, aprovado pela Anvisa, e tem garantia blindada de 90 dias. Clique em “saiba mais” para que especialistas possam te atender.”
Drauzio Varella não gravou um vídeo com esse conteúdo. O vídeo falso é uma montagem. As imagens foram extraídas de um outro vídeo, este autêntico, em que Drauzio fala sobre causas da úlcera gástrica.
Parte do áudio original de Drauzio Varella foi mantido, mas em meio ao conteúdo autêntico os fraudadores inseriram trechos falsos para fazer parecer que o médico recomenda o produto.
“O Dr. Drauzio não faz recomendações ou vendas de medicamentos nas redes sociais ou televisão, nem em nenhum outro meio. A publicidade mencionada não é apoiada ou feita por nós. Agradecemos por nos consultar e avisar, pois iremos tomar as medidas cabíveis neste caso.”, diz a assessoria de Drauzio Varella. Em um vídeo, Varella reitera que não faz propaganda de nenhum medicamento.
Initial plugin text
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que “não há medicamentos registrados na agência com o nome Gotazil.”
A Anvisa diz ainda que caso o Gotazil seja um suplemento alimentar; ele se enquadra na categoria de produtos dispensados de registro na Anvisa. “É importante lembrar que suplementos não podem fazer alegações terapêuticas, ou de curas de doenças. (…) A propaganda de suplementos alimentares deve estar de acordo com o que foi aprovado em termos de alegações nutricionais ou funcionais, não sendo admitida a veiculação de alegações terapêuticas de cura, tratamento e prevenção de doenças e outros agravos à saúde pois essas propriedades são exclusivas de medicamentos”, diz a Anvisa.
O Fato ou Fake tentou contato com o número de WhatsApp fornecido pelo anunciante do vídeo falso, mas não obteve resposta.
O Fato ou Fake mostrou a mensagem falsa para o presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, Wilson Roberto Catapani, doutor em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pós-doutorado pela Edinburgh University e representante do Colégio Americano de Gastroenterologia para o Brasil.
Ele aponta que o site oficial do produto mostra que ele contém apenas vitaminas e zinco e não há qualquer evidência científica da utilidade destes produtos no tratamento da doença do refluxo, gastrite ou úlcera.
O médico nota também que o site cita a expressão “fórmula cientificamente comprovada que irá solucionar seu problema, demonstrou eficácia validada por estudos laboratoriais ao limitar o crescimento do H. pylori”. Ele ressalta que “se há comprovação científica , o estudo que fez esta comprovação deveria ser citado, para ser checado e submetido à analise da ciência.”
Catapani afirma que o indivíduo que tem sintomas como azia, dor de estômago , estufamento após alimentação, deve procurar o gastroenterologista para um diagnóstico apropriado e tratamento adequado.
É #FAKE que Drauzio Varella recomenda produto para úlcera, gastrite e refluxo
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.