Pirarara: peixe que ficou ‘entalado’ ao tentar devorar iguana é considerado um predador, diz biólogo


Pescadores que passavam pelo Rio Araguaia se surpreenderam quando viram o peixe entalado com a iguana. Pirarara pode chegar a um metro de comprimento e pesar cerca de 60kg. Saiba mais na reportagem. Pirarara é uma espécie comum no Rio Araguaia
Reprodução/Arquivo Pessoal/Eduardo Motta
O peixe Pirarara é considerado um predador voraz, segundo especialistas. No Rio Araguaia, uma situação inusitada envolvendo a espécie surpreendeu pescadores, que viram o peixe entalado após tentar devorar uma iguana. O caso aconteceu próximo de Barreira do Campo (PA), cidade que faz divisa com o Tocantins.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
No vídeo gravado pelos pescadores, é possível ver que o peixe se debate na água e aparece com a ‘barriga’ inchada, após tentar engolir a iguana. (Veja abaixo)
Vídeo mostra peixe entalado com iguana no Rio Araguaia
O g1 conversou com o biólogo, Fernando Mayer Pelicice, que é especialista em peixes de água doce. Ele explica que a espécie é comum no Rio Araguaia e casos como esse são raros.
“É um bagre grande, podendo atingir mais de um metro de comprimento e cerca de 50kg a 60kg. A espécie é comum na bacia Araguaia Tocantins, principalmente em canais de rio”, explicou.
LEIA MAIS
Peixe fica ‘entalado’ ao tentar devorar iguana e é salvo por pescadores no Rio Araguaia; VÍDEO
Peixe ‘entalado’ tentando devorar iguana é um caso raro, diz biólogo
Segundo o biólogo, o peixe conhecido como Pirarara recebe o nome de phractocephalus hemioliopterus. A espécie costuma se alimentar de peixes menores, mas não descarta outros animais como a iguana, por exemplo.
“É um peixe predador, voraz. O principal recurso alimentar é peixe. Tipo piranhas, corrós, branquinhas. Mas pode incluir uma variedade de itens na dieta. É um predador generalista, então não excluo a ideia de outros vertebrados como aves e cobras, mas é raro. Eu interpreto como consumo ocasional, mas certamente ela tentou comer a iguana”, explicou Fernando.
É uma cobra? Uma arraia? É uma iguana!
Peixe ficou entalado com iguana no Rio Araguaia, na divida entre Tocantins e Pará
Eduardo Motta/Arquivo pessoal/montagem g1
Um grupo de pescadores estava indo acampar quando viram o peixe no Rio Araguaia, no dia 1º de julho. Assim que um deles conseguiu pegar o animal, se iniciou o diálogo para descobrir o que estava na barriga dele.
– Ele engoliu uma arraia.
– É uma cobra, é uma cobra.
– Pega no rabo dela, moço. ‘Núss’, ó a barriga dele.
– É iguana, olha o rabo.
No dia o empresário, Eduardo Motta, registrou as imagens para provar que o caso não era só história de pescador. Ele e os amigos são de Minas Gerais, das cidade de Coromandel e Sete Lagoas. Todos os anos se reúnem no Rio Araguaia.
“O peixe já estava se debatendo na água com a barriga para cima. Quando fomos ver o peixe tinha engolido a iguana quase do tamanho dele. Se a gente não vê, o Pirarara ia morrer junto com a iguana.
Pescadores tentam tirar iguana de dentro do peixe
Arquivo Pessoal/Eduardo Motta
LEIA TAMBÉM
Comerciante filma cobra gigante morta durante passeio de barco: ‘Para quem gosta de banhar no lago’
Cobra gigante encontrada morta em lago é uma sucuri-verde que pode chegar a 7 metros, diz bióloga
Nas imagens é possível ver que quando um dos pescadores puxa a iguana para sair de dentro do peixe, a cauda dela se quebra. A reação é um mecanismo de defesa do animal. Os homens continuam puxando a iguana, até que ela sai, mas já sem vida.
Para o biólogo, caso o peixe não tivesse sido desentalado a tempo, provavelmente teria morrido. “Se não tivesse tirado [a iguana], acredito que morreria. Inclusive ele estava boiando, sem natação e controle”, comenta.
Segundo o empresário, um dos amigos passou cerca de 15 minutos com o peixe na água para que ele pudesse se recuperar, até ser solto no rio.
Pirarara pescada no rio Guaporé, em Rondônia.
Terra da Gente
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.