Com mais de 80 cachoeiras, Taquaruçu é opção para quem busca tranquilidade na temporada de praia; veja locais


Na região, as cascatas mais conhecidas são da Cachoeira do Evilson, Roncador e Escorrega Macaco e Cachoeira da Arara. O Distrito também conta com pousadas, trilhas outras aventuras na natureza. Cachoeira do Evilson, em Taquaruçu
Edu Fortes/Secom Palmas
Tranquilidade, águas geladas, clima fresquinho e contato com a natureza são algumas das característas que atraem moradores e turistas ao Distrito de Taquaruçu, em Palmas. O local conta com mais de 80 cachoeiras catalogadas, perfeito para aproveitar a temporada de praia.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Quem chega de outra cidade ou estado aproveita para ficar nas pousadas, que nos finais de semana estão sempre lotadas. O professor, Jackson Noleto, mora em Gurupi e decidiu passar alguns dias em Taquaruçu com a família.
“Essa é a terceira vez que a gente tá aqui, vale muito a pena. Taquaruçu é um lugar muito agradável para gente descansar”, contou.
Clima e lazer de Taquaruçu atrai muitos turistas no período de férias
Na região são catalogadas mais 80 cachoeiras. Dentre as mais conhecidas estão:
Cachoeira Roncador – Com mais de 70 metros, recebeu esse nome pelo barulho da queda d’água. Tem uma escadaria de 152 metros que dá acesso à trilha de 1,5 quilômetros.
Cachoeira Escorrega Macaco – Tem uma queda d’água de 50 metros. O nome faz uma referência a árvore, que tem o mesmo nome, utilizada há anos atrás para que pessoas pudessem chegar à cachoeira
Cachoeira do Evilson – A trilha para chegar às águas pode ser íngreme, mas compensa pela queda d’água de 25 metros. Quem busca visitar o local pode ir pela rodovia TO-030.
Cachoeira da Arara – A queda d’água chega a 50 metros com um poço grande. O local fica na Fazenda Ecológica em Taquaruçu.
Roncador e Escorrega Macaco
Com uma escadaria de 152 metros e trilhas, a Roncador propõe uma aventura e atrativos durante todo o percurso até a cachoeira. Lá é possível encontrar animais silvestres, como macacos e aves. O verde da serra garante uma temperatura agradável, perfeita para quem gosta de ar puro.
Escadaria de 152 metros em meio à vegetação do cerrado dá acesso à trilha
Reprodução/ TV Anhanguera
Após uma caminhada de 1,5 quilômetros, os visitantes têm acesso a cachoeira do Escorrega Macaco. E depois com mais 50 metros de trilha, é possível chegar na Roncador.
O atrativo natural foi incluido recentemente na rota turística da região central do estado. O local oferece guia turístico, rapel e tiroleza para os mais aventureiros.
Queda d’água de cachoeira da Roncadeira passa de 72 metros
Reprodução/ TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.