Acidentes com pipas na rede elétrica deixaram mais de 14 mil moradores do Vale do Paraíba sem energia no 1° semestre do ano


As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. O período de férias escolares, segundo a EDP, é quando há maior incidência desse tipo de ocorrência. Imagem de arquivo – Pipa presa em poste em meio aos fios elétricos.
Divulgação
Mais de 14 mil moradores do Vale do Paraíba e Litoral Norte ficaram sem energia elétrica pelo menos uma vez no primeiro semestre deste ano, por conta de pipas que se prenderam na fiação e causaram problemas no abastecimento elétrico.
Os dados são da concessionária EDP, empresa responsável pelo serviço na região. Ao todo, foram mais de 426 ocorrências registradas relacionadas à brincadeira de soltar pipas durante os seis primeiros meses do ano e cerca de 14.685 clientes impactados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No Vale do Paraíba, as cidades com mais registros em junho foram Cruzeiro (17), Guaratinguetá (13) e Pindamonhangaba (12). No Litoral Norte, Caraguatatuba registrou 9 ocorrências em junho.
O total de clientes impactados e ocorrências apresentou redução em relação ao primeiro semestre de 2023, quando houve 540 ocorrências e 34.323 clientes foram impactados, mas os números ainda preocupam, segundo a concessionária.
As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. O período de férias escolares, segundo a EDP, é quando há maior incidência desse tipo de ocorrência.
Mais de 14 mil moradores do Vale do Paraíba ficaram sem energia elétrica por conta de pipas em 2024
Divulgação/EDP
🪁 Cuidados ao soltar pipa
procure espaços abertos, onde não há risco de contato com fios;
empine pipas longe da rede elétrica;
se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, jamais tente retirá-la;
nunca use varas e não suba em postes e muros para tirar uma pipa;
lembre-se que somente técnicos da EDP podem fazer a retirada;
arremessar objetos na rede elétrica pode causar graves acidentes; e
não use cerol, pois esse produto, além de proibido, também pode causar acidentes.
💡 Como acionar a EDP?
Vale ressaltar que, em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, a orientação é para nunca se aproximar do local e falar imediatamente com a EDP.
A comunicação pode ser feita pelo aplicativo EDP Online, pelo WhatsApp, no número (11) 93465-2888 ou pela Central de Atendimento, no 0800 721 0123. Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.