O local é um dos destinos preferidos dos turistas no inverno para estar em contato com a natureza, apreciar a vista, fazer ensaios fotográficos e degustar uma gastronomia que tem a lavanda como estrela dos pratos. Lavandário, em Cunha
Marcela Zampieri/ TV Vanguarda
Uma área verde tomada por milhares de pés de flores lilás e com um aroma inconfundível. O lavandário de Cunha, que existe há quase 11 anos, é um destino mais cobiçados pelos turistas durante o inverno.
O local, além da plantação, conta com um cenário deslumbrante que atrai visitantes, seja para apreciar a vista, estar em contato com a natureza, fazer ensaios românticos em meio ao campo de flores ou até mesmo para degustar uma gastronomia que usa a lavanda para dar um sabor especial aos pratos.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Lavandário é atração turística no inverno em Cunha, SP
Arquivo pessoal
Segundo os responsáveis pelo lavandário, a plantação conta com 25 a 30 mil pés de lavandas. O perfume das pétalas é muito agradável e as lavandas brilham e mudam de cor, dependendo da luz do sol.
No local, se destacam também os produtos artesanais que são desenvolvidos ali mesmo, a base de lavanda, como cosméticos, itens de bem-estar e também pratos gastronômicos.
“Além de todo o passeio, também temos a gastronomia. Servimos café, tortinha e sorvete. Inclusive, os sorvetes são especiais e com ervas que só são produzidas aqui. Temos sabores como chocolate com lavanda, manjericão, alecrim e limão siciliano. Então esse é um diferencial”, conta Fernanda Ferreira, proprietária do lavandário.
Nas prateleiras da loja, que fica bem na entrada do lavandário, os visitantes encontram também cosméticos e produtos de higiene, como sabonetes, cremes e colônias com fragrância de lavanda que são produzidos no campo.
Os sorvetes produzidos com lavanda são atrativos da visita.
Arquivo pessoal
O lavandário fica disponível para visitação durante todo o ano, de sexta-feira a domingo. No entanto, no mês de julho, o costume é o movimento aumentar, com o local recebendo turistas também quinta-feira.
Com a chegada do inverno e a florada do campo, a média de turistas para o mês de julho costuma ser três vezes maior que nas outras épocas do ano.
“Em julho cresce muito o movimento. É quase três vezes maior. Esse é o melhor mês não só para o lavandário, mas também para toda cidade de Cunha. Creio que é por conta do conjunto das montanhas com o frio. A média é de 25% a 30% a mais de turistas por dia”, completou Fernanda.
Lavandário é atração turística no inverno em Cunha, SP
Arquivo pessoal
A visitação ocorre das 10h até o pôr do sol, podendo variar o horário. Inclusive, o próprio pôr do sol é um atrativo adicional do passeio, com a vista proporcionada pelo campo.
Para este ano, a novidade é que em todos os sábados também serão realizadas apresentações musicais no lavandário, logo no fim do passeio, quando o sol começa a baixar.
Visitação
A entrada para o público geral é R$ 20, sendo que pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Os ingressos devem ser obtidos na portaria do campo de lavandas.
O lavandário fica entre as serras da Bocaina e do Mar, na Estrada Cunha-Paraty, km 54. O acesso é pela SP-171, a partir da Dutra, em Guaratinguetá.
Lavandário, em Cunha
Marcela Zampieri/ TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina