Dia de São João é celebrado nesta segunda-feira (24). Ele é um dos principais santos juninos e um dos santos mais conhecidos do Brasil. Com café da manhã comunitário e missas, Caçapava celebra o Dia de São João, padroeiro da cidade
Divulgação/Igreja Matriz São João Batista de Caçapava
Padroeiro de Caçapava (SP), São João é celebrado nesta segunda-feira (24). A data remete ao nascimento de São João Batista, um dos santos mais conhecidos do Brasil.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por conta disso, religiosos da cidade iniciaram as celebrações logo no início da manhã desta segunda. O dia começou um a solene oração de Laudes, às 7h30, na Igreja Matriz São João Batista.
Em seguida, foi realizado o tradicional café da manhã na praça Doutor Pedro de Toledo, onde fica a igreja. O momento teve como principal destaque o bolinho caipira da cidade.
Muito conhecido na região, o bolinho é usado pela igreja para conseguir dinheiro. No ano passado foram vendidas 90 mil unidades. Neste ano, a expectativa é que sejam vendidas mais de 130 mil.
“O bolinho de Caçapava é o bolinho da Igreja Matriz de São João Batista. Foi o padre Monteiro que, para angariar fundos para reconstruir a matriz, inventou o bolinho com os paroquianos. Fazia as festas juninas com esses bolinhos, que se tornaram tão conhecidos que são procurados até por outras cidades do Vale. Eu acho até que é um bolinho bento. É impressionante a quantidade de pessoas que vêm busca”, afirma o pároco Leandro Santos.
Dia de São João é comemorado em Caçapava com celebrações religiosas e bolinho caipira
Às 10h é celebrada a Missa Solene. Mais tarde, às 17h, será realizada a solene procissão do padroeiro, que passa pelas ruas da região central. Em seguida, uma nova missa – a última do dia – será celebrada na igreja.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Além disso, a banda do Exército fará apresentações ao longo do dia. Toda as atrações são gratuitas e abertas ao pública. A Festa de São João de Caçapava tem mais de 90 anos.
São João Batista nasceu em Israel. Sua mãe, Santa Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. O santo pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina