É #FATO que piranhas e jacarés apareceram nas ruas após enchentes no RS


Animais já são conhecidos na região devido à transposição e à conexão dos rios Uruguai e Jacuí, que acabam se conectando com o Guaíba. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma piranha morta, encontrada no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, no meio de uma rua na qual o nível da água baixou recentemente após os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde o mês passado perderem força. Outras imagens mostram jacarés andando pelas ruas em algumas localidades. Os registros, que chocaram muitos moradores da região, são #FATO.

g1
Com a tragédia que assola o estado, alguns peixes do Guaíba têm aparecido pelas ruas da capital. O registro mostra o momento em que uma palometa (Serrasalmus maculatus) foi vista por um morador, que compartilhou o vídeo nas redes sociais. Os animais, no entanto, já são conhecidos na região devido à transposição e à conexão dos rios Uruguai e Jacuí, que acabam se conectando com o Guaíba.
O Corpo de Bombeiros confirmou ao GLOBO que há relatos entre populares da presença dos animais pelas ruas da capital gaúcha. O analista de tecnologia da informação Victor Warth contou ao jornal Zero Hora que encontrou um dos peixes a cerca de cinco quilômetros de distância do Rio Jacuí, perto da entrada de um bueiro.
“Não sei se foi por ali que acabou chegando. Estava simplesmente boiando, já sem vida. Chovia bastante no momento”, descreve.
De acordo com os pescadores da região, há pelo menos três anos, a presença desses animais nos rios da região gerava prejuízos para o ecossistema local. Isso ocorre pois a piranha não é uma espécie natural da área e acaba causando desequilíbrio ecológico por atacar outros peixes que não seriam alvos de predação.
Piranhas são encontradas em Porto Alegre em meio às enchentes no RS
Divulgação
Em condições normais, as Serrasalmus maculatus costumam ser observadas em atividade principalmente durante o dia, apesar de alguns indivíduos prologarem sua alimentação até a noite. Elas buscam águas rasas, mas permanecem perto do fundo. Suas larvas e filhotes se escondem e se alimentam dentro de emaranhados de raízes nos aguapés, que realizam também a dispersão da espécie.
A equipe de surfistas que atuou com jet ski no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul relatou ter encontrado também diversos jacarés na cidade de Eldorado do Sul. A região foi o primeiro destino do grupo composto por Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas especializados em ondas gigantes.
Em uma publicação nos stories, Gretha compartilhou imagens captadas pelo marido Quinho (outro que atua nos resgates) na tarde desta terça-feira, em uma de suas expedições para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas no município. “Cheio de jacaré em Eldorado, como se não bastasse”, escreveu ela, mostrando a imagem de um jacaré, enviada pelo marido.
Esposa de Quinho, líder da equipe que atua auxiliando com resgates de jet ski, no Sul, alerta para jacarés espalhados pela cidade — Foto: Reprodução/Redes sociais
Reprodução
Apesar da aparência “robusta”, os jacarés encontrados nadando nas águas das enchentes não representam risco significativo para humanos, explicaram professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
É #FATO que piranhas e jacarés apareceram nas ruas após enchentes no RS
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.